quinta-feira, 19 de maio de 2011

Danças Folclóricas

E.E. Adventor Divino de Almeida
Alunos: Dylan Bruno e Suelen nº. 08 e 30  3° B

Danças folclóricas

Danças folclóricas de MS

As danças folclóricas encontradas em Mato Grosso do Sul foram incorporadas através da convivência com migrantes e imigrantes, principalmente vindos de: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, norte de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e, de forma muito acentuada, do Paraguai.

Caranguejo, Engenho Novo, Engenho de Maromba, Revirão, Sarandi, representam a região do Bolsão (nordeste do Estado); Catira de Camapuã e Campo Grande; Chupim, Polca de Carão e a brincadeira do Toro Candil são comuns nos municípios de fronteira com o Paraguai e Polca, Rasqueado, Chamamé,   Xote, Mazurca e Vaneirão são apreciadas  em todo o Estado; o Cururu e o Siriri são danças que representam a região do Pantanal.

Caranguejo (dança)
Dança de pares com formação em círculo. Em ritmo leve (valseado) os pares se posicionam frente a frente, os cavalheiros do lado de fora do círculo segurando as mãos de seus pares. Após baterem pés e mãos, executam meio giro e retornam à posição inicial, para a troca de par, as mulheres executando movimento de sentido anti-horário. Pode integrar os bailes do fandango e da ciranda.
Catira
A dança, é muito chamativa devido ao seu vigor e sincronicidade, compõe-se de palmateios e sapateios ritmados que os catireiros executam, em duas fileiras - uma em frente à outra, formando pares.
Siriri
O Siriri, é um dos folguedos mais populares e antigos de Mato Grosso. É praticado nas cidades e , principalmente, na zona rural, fazendo parte da maioria das festas como casamentos, batizados, carnaval, aniversários, e também das comemorações religiosas. É dançado por homens, mulheres e crianças, em roda ou fileiras formadas por pares que se movimentam ao som da viola de cocho, do ganzá e do mocho.


Região Centro-Oeste
· Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.
· Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário